Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS)

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é um documento que define diretrizes de gerenciamento ambientalmente adequado de todos os resíduos que são gerados no estabelecimento, determinando estratégias de controle e monitoramento dos processos produtivos, visando evitar descartes/destinações inadequadas que possam gerar poluição ao meio ambiente e acarretar prejuízos à saúde pública.

A Lei nº 12.305, de 02 de agosto de 2010, institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), evidencia as principais responsabilidades do gerador de resíduos e favorece uma visão sistêmica, que abrange diversas variáveis ambientais. A PNRS fundamenta-se no compartilhamento de responsabilidades da geração até a destinação final, na responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida e no direito da sociedade à informação e controle social, além de estimular a cooperação entre governo, empresas e sociedade.

A maneira utilizada para adequar-se a legislação e adotar a Economia Circular na sua empresa é criar, junto a profissionais competentes da áreas ambientais, um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) que proporciona a documentação que se adequa a legislação e um visão clara do panorama de sua empresa.

Qual é a definição de economia circular?

Uma economia circular é um sistema econômico de ciclos fechados em que as matérias-primas, componentes e produtos perdem seu valor o mínimo possível, fontes de energia renováveis ​​são usadas e o pensamento sistêmico está no centro.

Qual é a diferença entre uma economia circular e linear?

De acordo com Korhonen, Nuur, Feldmann & Birkie (2018), as definições que se concentram na mudança do sistema geralmente enfatizam três elementos, que são explicados a seguir.

1. Ciclos fechados
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2. Energia renovável
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3. Pensamento sistêmico
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Os benefícios adicionais incluem:

  • Economizar dinheiro e melhorar a estabilidade de preços em toda a sua cadeia de suprimentos
  • Capacitar os colaboradores com uma mensagem de mudança positiva
  • Obter a fidelidade do cliente e melhorar o reconhecimento da marca
  • Mudança pioneira dentro de sua indústria, satisfazendo as várias necessidades dos clientes e os mercados em rápida evolução
  • Manter-se atualizado quanto aos regulamentos governamentais e aos novos requisitos

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