Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS)
O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é um documento que define diretrizes de gerenciamento ambientalmente adequado de todos os resíduos que são gerados no estabelecimento, determinando estratégias de controle e monitoramento dos processos produtivos, visando evitar descartes/destinações inadequadas que possam gerar poluição ao meio ambiente e acarretar prejuízos à saúde pública.
A Lei nº 12.305, de 02 de agosto de 2010, institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), evidencia as principais responsabilidades do gerador de resíduos e favorece uma visão sistêmica, que abrange diversas variáveis ambientais. A PNRS fundamenta-se no compartilhamento de responsabilidades da geração até a destinação final, na responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida e no direito da sociedade à informação e controle social, além de estimular a cooperação entre governo, empresas e sociedade.
A maneira utilizada para adequar-se a legislação e adotar a Economia Circular na sua empresa é criar, junto a profissionais competentes da áreas ambientais, um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) que proporciona a documentação que se adequa a legislação e um visão clara do panorama de sua empresa.
Qual é a definição de economia circular?
Uma economia circular é um sistema econômico de ciclos fechados em que as matérias-primas, componentes e produtos perdem seu valor o mínimo possível, fontes de energia renováveis são usadas e o pensamento sistêmico está no centro.
Qual é a diferença entre uma economia circular e linear?
De acordo com Korhonen, Nuur, Feldmann & Birkie (2018), as definições que se concentram na mudança do sistema geralmente enfatizam três elementos, que são explicados a seguir.
1. Ciclos fechados
2. Energia renovável
3. Pensamento sistêmico
Os benefícios adicionais incluem:
- Economizar dinheiro e melhorar a estabilidade de preços em toda a sua cadeia de suprimentos
- Capacitar os colaboradores com uma mensagem de mudança positiva
- Obter a fidelidade do cliente e melhorar o reconhecimento da marca
- Mudança pioneira dentro de sua indústria, satisfazendo as várias necessidades dos clientes e os mercados em rápida evolução
- Manter-se atualizado quanto aos regulamentos governamentais e aos novos requisitos
Precisa de ajuda ou tem alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO
Blog
Índice de produção de PCHs supera o das UHEs mais eficientes
Inovação, investimento e integração são chave para sucesso no sistema de reciclagem de descartáveis
Índia pioneira no desenvolvimento de hidrelétricas reversíveis com novas diretrizes preliminares
Hidrelétricas Reversíveis submersas e de circuito fechado no radar dos EUA
Mini turbina usa rios para gerar energia e abastecer comunidades
Licenciamento ambiental: STF decide que estados devem analisar prorrogação de licenças paradas nos órgãos ambientais municipais
Artigo técnico recente:
Metodologia para valoração das externalidades da geração de energia e sua incorporação ao índice custo-benefício dos leilões de energia – Revista Espaço Energia, Ed.45