Inventário Hidroenergético
O Inventário Hidroelétrico ou Hidroenergético se caracteriza pela concepção e análise de várias alternativas de divisão de queda para uma bacia hidrográfica, formadas por um conjunto de projetos, que são comparadas entre si, visando selecionar aquela que apresente melhor equilíbrio entre os custos de implantação, os benefícios energéticos e os impactos socioambientais. Essa análise é efetuada com base em dados secundários, complementados com informações de campo, e pautado em estudos básicos cartográficos, hidrometeorológicos, energéticos, geológicos e geotécnicos, socioambientais e de usos múltiplos da água. Dessa análise resultará um conjunto de aproveitamentos, suas principais características, índices de custo-benefício e índices socioambientais.
Além de seguir as orientações preconizadas no Manual de Inventário Hidroelétrico de Bacias Hidrográficas, documento elaborado pelo Ministério de Minas e Energia e referência no setor elétrico brasileiro, o estudo também é realizado em consonância com a Política Nacional de Meio Ambiente (Lei nº 6938/81) e a Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei nº 9433/97).
Nossos profissionais possuem experiência na elaboração de Estudos de Inventário com aprovação pela ANEEL. Consultoria completa para garantir o seu sucesso.
Precisa de ajuda ou tem alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO
Blog
Índice de produção de PCHs supera o das UHEs mais eficientes
Inovação, investimento e integração são chave para sucesso no sistema de reciclagem de descartáveis
Índia pioneira no desenvolvimento de hidrelétricas reversíveis com novas diretrizes preliminares
Hidrelétricas Reversíveis submersas e de circuito fechado no radar dos EUA
Mini turbina usa rios para gerar energia e abastecer comunidades
Licenciamento ambiental: STF decide que estados devem analisar prorrogação de licenças paradas nos órgãos ambientais municipais
Artigo técnico recente:
Metodologia para valoração das externalidades da geração de energia e sua incorporação ao índice custo-benefício dos leilões de energia – Revista Espaço Energia, Ed.45