Auditoria Ambiental

​A Norma ISO 14.010, define a auditoria ambiental como “processo sistemático e documentado de verificação, executado para obter e avaliar, de forma objetiva, evidências de auditoria para determinar se as atividades, eventos, sistemas de gestão e condições ambientais específicos ou as informações relacionadas a estes estão em conformidade com os critérios de auditoria e para comunicar os resultados deste processo ao cliente”.

Na prática, um processo de auditoria pode ser realizado com base em alguma norma específica ou apenas seguindo diretrizes organizacionais, avaliando-se a conformidade com as diretrizes de compliance e prevenção de risco do negócio.

​​Dentre as auditorias ambientais, existem algumas que se destacam, conforme a seguir:

  • Auditoria de Conformidade Legal (+)tem por objetivo verificar o grau de conformidade com a legislação ambiental. Os principais instrumentos de referência são as legislações ambientais, licenças, processos e procedimentos administrativos e termos de ajustamento de conduta.

  • Due Diligence Ambiental (+)são verificações das responsabilidades de uma empresa perante governos e outras partes interessadas. Essa auditoria ambiental é muito usada em momentos de aquisições e fusões, a fim de identificar passivos ambientais, avaliando-se aspectos técnicos e jurídicos.

  • Auditoria Pós-acidente (+)são realizadas para identificar as causas de um acidente ambiental, suas responsabilidades e danos causados, podendo ser acompanhadas de metodologias para identificação de causa-raiz e outros métodos para avaliação dos danos. Nela são avaliadas questões legais, aspectos técnicos, procedimentais, planos de emergência, programas de treinamento, etc.

  • Auditoria de Fornecedor ou Auditoria de Terceira Parte (+)avaliam o desempenho de fornecedores ou homologam novos parceiros, sendo realizadas com frequência em multinacionais. Possuem como referencia normas e legislações ambientais, além de requisitos internos da organização auditora.

  • Auditoria de Sistema de Gestão Ambiental (SGA) (+) avalia o grau de conformidade com os requisitos e política da empresa. São verificadas as conformidades relacionadas ao atendimento de normas, legislações ambientais aplicáveis ao negócio, documentos e registros do SGA, podendo ser baseado em uma norma reconhecida internacionalmente, como ISO 14.001:2015 ou seguir diretrizes internas da organização.

Principais benefícios da Auditoria Ambiental:

  • ​identificação de oportunidades de melhoria dos sistemas ambientais da organização;
  • identificação e documentação do status da conformidade ambiental da organização;
  • identificação e prevenção de problemas ambientais;
  • melhor desenvolvimento dos sistemas de gestão que melhora a reputação da empresa perante os stakeholders;
  • desenvolvimento de uma política ambiental integrada com os profissionais da empresa,
  • segurança corporativa para tomada de decisão; e
  • melhor controle nas ações corretivas e preventivas.

​A Leopardus possui experiência e vasto conhecimento dos aspectos técnicos e legais sobre meio ambiente e implantação de empreendimentos de infraestrutura. Para maiores informações, entre em contato conosco!

Precisa de ajuda ou tem alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO


Text Example

Blog


Artigo técnico recente:

Seo article iconMetodologia para valoração das externalidades da geração de energia e sua incorporação ao índice custo-benefício dos leilões de energia – Revista Espaço Energia, Ed.45

Precisa de ajuda ou tem alguma dúvida?

Entre em contato através do formulário abaixo: