Micro hidrelétrica em fluxo atrás de casas está se tornando mais popular

Micro hidrelétrica em fluxo atrás de casas está se tornando mais popular

As micro e mini hidrelétricas são muitas vezes inexplorada e tem potencial para gerar energia a partir de apenas 80 centímetros de desnível.

Você pode gerar sua própria eletricidade de várias maneiras. Uma forma que está se tornando cada vez mais popular é a micro hidrelétrica . A empresa belga Turbulent fornece micro hidrelétricas que são adequadas até para uso doméstico.

O sistema não é tão espetacular quanto aquelas grandes usinas hidrelétricas. No entanto, o princípio é praticamente o mesmo. Sob o lema “pequeno, mas bom”, a Turbulent de Leuven, na Bélgica, está ajudando pessoas de todo o mundo a gerar sua própria fonte de energia com suas mini usinas de energia.

Um sistema Turbulent compreende o gerador mais eficiente em termos de energia que existe, uma ‘caixa de câmbio’ projetada para funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana e uma comporta automatizada para regular o fluxo de água. Tecnologia moderna como o SIG( Sistema de Informação Geográfica ) está sendo usada para ajudar a determinar onde o sistema pode ser bem utilizado.

No coração do sistema está uma turbina de vórtice de aço inoxidável. É adequado para uso em rios ou canais, que têm um pequeno desnível. Além disso, a vazão do rio também não deve ser muito grande. Oitenta centímetros a cinco metros de diferença de altura é suficiente para o funcionamento da turbina de vórtice. E uma vazão de um a cinco metros cúbicos por segundo é suficiente para a corrente.

Precisa de consultoria em geração de energia hidrelétrica?

Entre em contato com a Leopardus. Nós podemos te ajudar.

Aperfeiçoando a técnica existente

O CEO da empresa fundada em 2014, Dr. Walter Buydens, diz que a empresa aperfeiçoou uma técnica de longa data.

“A tecnologia não mudou muito ao longo dos anos. A Turbina Kaplan foi inventado há um século. A turbina da Turbulent – ​​desenvolvida pelo cofundador Geert Slachmuylders – aproveita a energia potencial produzida por pequenos vórtices. Um tipo de biomimética.”

Um desafio, diz ele, é mantê-lo ecologicamente correto, respeitar a biodiversidade e evitar desvantagens práticas. “A imagem da hidrelétrica é formada principalmente pelas grandes hidrelétricas; isso é realmente enorme, com histórias sobre aldeias que tiveram que ser realocadas e interrupção da migração de peixes.”

Peixes não percebem nada

Não há nada disso com a micro hidrelétrica fornecida pela Turbulent. Buydens ressalta, por exemplo, que os peixes quase não notam nada. “Um peixe não é muito bom em suportar diferenças de pressão. Se isso se tornar muito grande como resultado da passagem pelo sistema, ele não sobreviverá. No nosso caso, isso é cerca de 0,1 bar. Isso é insignificante.”

Outro aspecto interessante é que o sistema de turbina não é visualmente intrusivo. Buydens: “Está debaixo d’água. Não há poluição do horizonte visual como ocorre com a instalação de turbinas eólicas, das quais as pessoas às vezes se queixam. Além disso, a energia hidrelétrica sempre funciona. A geração de energia não depende do vento, como é o caso dos moinhos de vento.”

No entanto, uma das condições para uma boa localização é que envolva rios e outras águas correntes que não podem secar. Idealmente, a turbina deve ser colocada onde antes havia moinhos de água. Perto de uma eclusa ou em canais de irrigação, onde há espaço e força suficientes para acionar a turbina.

Baixo gradiente é crucial para a energia hidrelétrica

O crucial é o baixo gradiente. “Não temos muita concorrência nisso. Um estudo de TU Delft e a Instituto IHE Delft mostra que nossas turbinas pontuam melhor em termos de eficiência e pegada ambiental.”

É aí que entra a diferença entre a Buydens e as demais. Além das referidas usinas hidrelétricas de grande porte, trata-se de empresas que também focam na geração de energia hidrelétrica em menor escala, mas de formas diferentes. As turbinas Kaplan acima mencionadas, disse ele, criam o ruído inevitável, ao contrário das lâminas de vórtice silenciosas. E, por sua vez, outro tipo – Arquimedes – também tem a desvantagem de sua hélice ser bastante pesada e, portanto, difícil de transportar.

Turbulent está enfrentando desafios. Por enquanto, estranhamente, as coisas estão relativamente melhores no exterior (além da Europa, que inclui EUA, América do Sul, África e Ásia) do que em casa.

A intervenção às vezes é difícil

“E então na Valônia, especialmente nas Ardenas, as coisas estão indo mais suavemente do que na região flamenga. Às vezes, há dificuldades quando uma intervenção deve ser realizada. Pode ser que haja um braço do rio que precise ser usado. Então você não está falando de eclusas ou barragens que precisam ser construídas, mas de algo menor. Considerando que, se você construir um desvio, pode até melhorar a biodiversidade com mais área de superfície para água e vegetação.”

E quanto às rotas de navegação ou obstáculos? Buydens sustenta que isso não representa nenhum problema. “Há alguns anos, em Bali, tivemos um grande toco de árvore que estava bloqueando a turbina, mas não foi danificado por isso. Porque a turbina é feita de material resistente; pode até ser um pouco pesado demais.”

Os clientes estão interessados ​​em lucros

Sustentabilidade é uma coisa, mas e o nível de interesse público? Por que as partes interessadas devem investir em micro hidrelétricas e quem são elas?

“Os clientes são pequenas empresas, produtores independentes de eletricidade que não estão interessados ​​apenas por questões ambientais, mas também por razões oportunistas. Eles são capazes de gerar eletricidade por quatro centavos e vendê-la por quinze a vinte centavos. Então é uma grande diferença.”

As usinas normalmente têm uma potência de 70kW. As turbinas também podem ser colocadas em um cluster. “Em série, se houver um gradiente suficiente, e em paralelo, se for amplo o suficiente.”

Um investimento típico nas turbinas de vórtice custa cerca de € 200.000. Isso pode ser recuperado em dois a cinco anos. A evolução em termos de preços de energia parece apenas jogar nas mãos dos produtores de micro-hidrelétricas e, por extensão, Turbulent. “A procura é alta. Mas leva tempo para obter geradores e caixas de engrenagens. Isso significa que você tem um prazo de entrega de cinco a sete meses.”

Fonte: Innovation Origins (traduzido pelo Google)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *