Armazenamento com usinas hidrelétricas reversíveis toma forma nas Filipinas
A Prime Infra adquiriu recentemente um projeto de usina hidrelétrica reversível de 500 MW na província de Rizal, nas Filipinas. A empresa também está desenvolvendo uma instalação de 1,4 GW no país.
A subsidiária da Prime Infrastructure , Ahunan Power, adquiriu uma participação majoritária na desenvolvedora de energia renovável Olympia Violago Water and Power (OVWPI), que detém os direitos de desenvolver um projeto de armazenamento hidrelétrico bombeado de 500 MW.
A empresa não divulgou os termos financeiros do negócio.
“O acordo aumenta a capacidade de armazenamento de energia do portfólio de energia renovável da Prime Infra em 6.000 MWh/dia, que é definido por uma geração contínua máxima de 500 MW por 12 horas”, disse o CEO da Prima Infra, Guillaume Lucci.
A instalação exigirá um investimento de aproximadamente US$ 1 bilhão e estará localizada na barragem de Wawa/Montalban, na província de Rizal. A construção está prevista para começar no próximo ano.
Em 2017, a OVWPI adjudicou o contrato de engenharia, aquisição e construção do projeto à Power Construction Corp. of China (PowerChina). Na época, o projeto estava sendo desenvolvido pela San Lorenzo Ruiz Builders and Developers (SLRB) e Equis Energy (Equis).
Precisa de consultoria em estudos e projetos para geração de energia renovável?
Entre em contato com a Leopardus. Nós podemos te ajudar.
A Prime Infra também está desenvolvendo um projeto hidrelétrico reversível de 1.400 MW em Pakil, província de Laguna. A construção do projeto de US$ 1,11 bilhão está programada para começar em 2023, com conclusão prevista para o mais tardar no primeiro trimestre de 2027. A primeira fase do projeto alimentará 700 MW de eletricidade na rede para serviços auxiliares de reserva primária e terciária, enquanto a segunda etapa gerará 500 MW para serviços de médio mérito.
A Prime Infra também está construindo um parque solar de 2,5 GW a 3,5 GW vinculado a 4 GWh a 4,5 GWh de armazenamento de energia de bateria, a fim de ajudar a alimentar as Filipinas, à medida que o país acelera sua transição para energia renovável.
De acordo com as últimas estatísticas da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), as Filipinas tinham cerca de 3.785 MW de capacidade hidrelétrica e 736 MW de capacidade hidrelétrica bombeada no final de 2021. O governo pretende aumentar a participação de energias renováveis no mix de energia de 21% em 2020 para 35% até 2030 e 50% até 2040. As energias renováveis representam atualmente 29,1% da capacidade total instalada do país.
Fonte: pv magazine