China investe em hidrelétricas reversíveis para estabilizar a rede

China investe em hidrelétricas reversíveis para estabilizar a rede

Foto: Uma visão panorâmica de um reservatório em uma estação hidrelétrica de armazenamento bombeado em Huzhou, província de Zhejiang, em junho. [Foto/Xinhua]

China responde a problemas intermitentes de produção de energia com mais capacidade de armazenamento

A China está ampliando a capacidade hidrelétrica de armazenamento reversível em uma tentativa de manter as operações de rede estáveis ​​à medida que o país acelera o desenvolvimento de novas energias intermitentes.

A Administração Nacional de Energia (NEA) disse recentemente à Agência de Notícias Xinhua que a capacidade instalada aprovada de hidroeletricidade reversível pode chegar a 270 milhões de quilowatts durante o 14º período do Plano Quinquenal (2021-25) com um investimento total de 1,6 trilhão de yuans (US$ 237,4 bilhão).

A NEA disse que está acelerando o desenvolvimento e a construção de projetos hidrelétricos reversíveis para apoiar o desenvolvimento em larga escala de novas energias, melhorando o nível de operação segura e estável do sistema de energia e expandindo o investimento.

Projetos de armazenamento bombeado armazenam e geram energia movendo água entre dois reservatórios em diferentes altitudes. Quando há baixa demanda de energia, o excesso de eletricidade será usado para bombear água para um reservatório mais alto. Durante períodos de alta demanda de energia, a energia armazenada será liberada para o reservatório inferior da mesma forma que uma usina hidrelétrica convencional gera eletricidade.

Precisa de Consultoria em geração de energia hidrelétrica?

Entre em contato com a Leopardus. Nós podemos te ajudar.

De acordo com um relatório do Instituto de Engenharia de Energia Renovável da China (CREEI), a China terá um total de 62 milhões de kW de capacidade instalada até 2025. Uma capacidade instalada estimada de 9 milhões de kW será colocada em operação este ano, aumentando a capacidade total instalada para cerca de 45 milhões de kW até o final do ano.

A China já está liderando a corrida mundial de armazenamento bombeado, de acordo com o relatório do CREEI. No final do ano passado, a capacidade total instalada de hidroeletricidade reversível na China aumentou 15,6% em relação ao ano anterior, para 36,39 milhões de kW.

“Com uma proporção crescente de energias renováveis ​​na estrutura energética da China, está ficando mais difícil para as redes responderem à volatilidade da tensão e à frequência de distúrbios, o que representa desafios para as redes permanecerem estáveis”, disse Lin Bo qiang, chefe do Instituto da China para Estudos em Política Energética da Universidade de Xiamen.

Para que uma rede atinja operações estáveis, é necessário um equilíbrio na produção e no consumo de energia, o que significa que a quantidade gerada precisa ser igual à quantidade consumida.

Fonte: China Daily

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *