De forma inédita, Ibama utiliza drone em vistoria de linha de transmissão de energia

De forma inédita, Ibama utiliza drone em vistoria de linha de transmissão de energia

Uso de drone em vistoria de linha de transmissão representa uma mudança de paradigma nas atividades de monitoramento, com foco na redução de grandes impactos ambientais

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio da Diretoria de Licenciamento Ambiental (Dilic), utilizou, pela primeira vez, aeronave não-tripulada (drone) para monitorar linhas de transmissão de energia elétrica de empreendimentos licenciados. A ação ocorreu nos dias 13 e 14 de julho em regiões que cortam os estados de Sergipe e Alagoas.

Além de reduzir tempo e custo, o monitoramento realizado com esse tipo de aeronave permite detectar com eficiência áreas de supressão de vegetação e condições de acesso às torres, bem como prevenir impactos ambientais que venham a ser causados pela operação de grandes empreendimentos e, ainda, acompanhar o cumprimento de condicionantes ambientais durante a instalação e operação de LT’s.

Precisa de consultoria em licenciame?

Entre em contato com a Leopardus. Nós podemos te ajudar.

O drone usado comporta uma câmera de alta resolução – que garante a captação de imagens com qualidade, e pode sobrevoar a uma longa distância, alcançando locais onde não é possível chegar por vias terrestres.

A partir das imagens captadas, os analistas podem elaborar relatórios e apontar eventuais correções ambientais que devem ser feitas pelos empreendedores. Dessa forma, o Instituto assegura que as vistorias tenham melhores resultados, a fim de reduzir grandes impactos ambientais.

A implementação de uso de aeronaves remotamente pilotadas nas atividades da Diretoria de Licenciamento Ambiental é fruto de parceria com o Centro de Operações Aéreas, que coordena tecnicamente a implementação dessa tecnologia nas atividades finalísticas da Autarquia.

Assessoria de Comunicação Social do Ibama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *