Hidrelétrica com caminhão elétrico, uma solução flexível para regiões montanhosas
Pesquisadores desenvolveram uma tecnologia inovadora de energia hidrelétrica baseada em caminhões elétricos que pode fornecer uma solução flexível e limpa para geração de eletricidade em regiões montanhosas.
As regiões montanhosas têm um grande potencial hidrelétrico que não pode ser aproveitado efetivamente por tecnologias convencionais. O pesquisador do IIASA Julian Hunt e uma equipe internacional de pesquisadores desenvolveram uma tecnologia hidrelétrica inovadora baseada em caminhões elétricos que poderia fornecer uma solução flexível e limpa para geração de eletricidade em regiões montanhosas.
Em nossa transição para um futuro mais sustentável, a energia hidrelétrica provavelmente crescerá em importância como fonte de energia renovável. Apesar de seu potencial, a inovação na tecnologia hidrelétrica tem sido lenta no último século. Os métodos convencionais usados hoje contam com dois reservatórios conectados com diferentes níveis de água, onde a energia potencial da água é convertida em eletricidade.
Estudos, projetos e consultoria para hidrelétricas?
Entre em contato com a Leopardus. Nós podemos te ajudar.
Em regiões montanhosas íngremes, o potencial de geração de eletricidade a partir de um pequeno córrego de água é alto, no entanto, o potencial hidrelétrico dessas regiões permanece inexplorado, pois necessita de reservatórios de armazenamento, que têm impactos ambientais e sociais. O pesquisador do IIASA, Julian Hunt, e uma equipe internacional de pesquisadores desenvolveram uma nova tecnologia chamada Electric Truck Hydropower, que pode se tornar um método chave para a geração de eletricidade em regiões montanhosas íngremes. Os resultados do estudo foram publicados no Energy Journal .
Electric Truck Hydropower usaria a infraestrutura rodoviária existente para transportar água montanha abaixo em contêineres, aplicando os freios regenerativos do caminhão elétrico para transformar a energia potencial da água em eletricidade e carregar a bateria do caminhão. A energia gerada poderia então ser vendida para a rede ou usada pelo próprio caminhão para transportar outras mercadorias. Electric Truck Hydropower também pode gerar eletricidade em combinação com recursos solares e eólicos ou fornecer serviços de armazenamento de energia para a rede.
“A configuração ideal do sistema é em regiões montanhosas com estradas íngremes, onde os mesmos caminhões elétricos podem ser usados para gerar energia hidrelétrica de diferentes locais. Isso aumenta as chances de disponibilidade de água”, diz Hunt.
A tecnologia proposta é uma fonte inovadora e limpa de eletricidade que é competitiva com energia solar, eólica e hidrelétrica convencional. As estimativas de custo mostram que o custo nivelado da Hidrelétrica de Caminhão Elétrico é de US$ 30-100 por MWh, o que é consideravelmente mais barato do que a energia hidrelétrica convencional em US$ 50-200 por MWh.
Os impactos ambientais da energia hidrelétrica de caminhão elétrico também são significativamente menores do que os da energia hidrelétrica convencional.
“Esta tecnologia não requer barragens, reservatórios ou túneis, e não atrapalha o fluxo natural do rio e a passagem dos peixes. O sistema requer apenas estradas, que já existem, estações de carga e descarga semelhantes a pequenos estacionamentos, uma bateria instalação conectada à rede e os caminhões”, explica Hunt.
Ao analisar o alcance global dessa tecnologia, a equipe de pesquisa estimou que a Electric Truck Hydropower poderia gerar 1,2 PWh de eletricidade por ano, o que equivale a cerca de 4% do consumo global de energia em 2019. A tecnologia poderia aproveitar o potencial anteriormente inexplorado da energia hidrelétrica em serras escarpadas. As regiões com maior potencial são o Himalaia e os Andes.
“É uma alternativa interessante de geração de energia elétrica devido à sua alta flexibilidade. Por exemplo, se um país está em crise energética, pode comprar vários caminhões elétricos para gerar energia hidrelétrica. Passada a crise, os caminhões podem ser usados para transportar cargas “, conclui Hunt.
Fonte: Sciencedaily