Dynamic World: mapeamento online com resolução de 10m
Nova abordagem de mapeamento do uso do solo com imagens de satélite capazes de retratar o terreno com uma resolução de 10 metros e acompanhamento dinâmico quase em tempo real. Estudo foi publicado nesta quinta-feira (09) na Revista Nature.
Conduzido por pesquisadores do Google, da National Geographic Society, do World Resources Institute e do Departamento de Terra & Meio Ambiente da Universidade de Boston (EUA), o trabalho apresenta uma modelagem de aprendizado profundo para imagens novas e históricas do satélite Sentinel 2 usando computação em nuvem no Earth Engine e Google Cloud AI Platform, o que possibilita lidar com enormes quantidades de dados de satélites e processamento.
Precisa de ajuda com geoprocessamento ou SIG?
Entre em contato com a Leopardus. Nós podemos te ajudar.
Batizado de Dynamic World (Mundo Dinâmico), a ferramenta tem uma interface pública que pode ser testada (na imagem do topo da página, apontamos para o noroeste da Grande São Paulo) e funciona em atualização contínua, avaliando cerca de 12 mil cenas por dia e gerando uma nova imagem a cada 14,4s. Isso permite aos usuários aproveitar as probabilidades de classe e resultados multitemporais para criar um mapeamento personalizado mais adequado às suas necessidades específicas.
De acordo com os autores, o Dynamic World permite que os usuários restrinjam os intervalos de dados observados e aproveitem a natureza contínua das saídas para caracterizar as condições da terra conforme necessário para seus interesses e tarefas específicas.