Com a energia hidrelétrica, podemos criar um sistema de energia renovável e resiliente
A transição para as energias renováveis ganhou nova urgência devido ao aumento da insegurança energética. A solução para ambos está em uma abordagem ‘todas as opções acima’ para o desenvolvimento de energia limpa, escreve Erik Solheim, ex-diplomata das Nações Unidas e ministro norueguês do Meio Ambiente e Desenvolvimento Internacional.
Consultoria em micro, mini e pequenas centrais hidrelétricas?
Entre em contato com a Leopardus. Nós podemos te ajudar.
A mudança climática não é algo que apenas nos espera em algum futuro distópico distante. Está aqui agora, e já estamos vendo suas consequências em todo o mundo – causando devastação para comunidades e meios de subsistência e colocando uma grande pressão em nossas infraestruturas e recursos.
Ao mesmo tempo, os trágicos acontecimentos na Europa estão a demonstrar como está arraigada a nossa dependência das fontes de energia baseadas no carbono. Preencher o buraco deixado pelo carvão e outros combustíveis fósseis – e alcançar a segurança energética – significará abraçar todo o espectro de tecnologias verdes que temos à nossa disposição.
A energia eólica e solar devem desempenhar um papel crucial na mudança para as energias renováveis, mas não fornecem as respostas para todos os nossos problemas. Essas fontes renováveis variáveis precisam de um backup confiável e flexível que possa preencher a lacuna quando o vento não sopra e o sol não brilha. Sem isso, a transição energética corre o risco de estagnar justamente no momento em que deveria estar acelerando.
Como uma tecnologia verde comprovada, a energia hidrelétrica pode fornecer armazenamento flexível para apoiar o crescimento acelerado de energia eólica e solar na enorme escala necessária para cumprir nossas ambições líquidas zero. Ao armazenar energia eólica e solar nas baterias de água das hidrelétricas , para serem liberadas sob demanda, podemos equilibrar nossos sistemas de energia e acabar com nossa dependência de combustíveis fósseis.
A energia hidrelétrica é acessível graças aos seus baixos custos operacionais. Ele pode gerar eletricidade 365 dias por ano e pode ser ampliado a curto prazo para manter as luzes acesas sempre que precisarmos.
Então, é hora de parar de jogar com favoritos e adotar uma abordagem de ‘todas as opções acima’ para a formulação de políticas de energia limpa. Há uma razão pela qual a China aumentou significativamente os investimentos em armazenamento bombeado e energia hidrelétrica para apoiar o crescimento de energia eólica, solar e de hidrogênio. Outros países precisam seguir o exemplo antes que seja tarde demais.
Já temos a tecnologia necessária para atingir o zero líquido. Tudo o que precisamos agora é a vontade de decretar as políticas e investimentos verdes que nos colocarão no caminho.
Ninguém está pedindo que o setor de energias renováveis receba um cheque em branco. Todos os projetos de energia devem ser de baixo impacto e gerenciados de forma responsável em termos de seu desempenho ambiental, social e de governança (ESG).
Como a maior e mais antiga das renováveis , houve alguns erros no setor hidrelétrico que remontam a décadas. É por isso que a energia hidrelétrica é a primeira e única tecnologia renovável a ter um padrão global para certificar a sustentabilidade de projetos individuais. O Padrão de Sustentabilidade da Energia Hidrelétrica foi desenvolvido por um conselho multissetorial e está alinhado com os padrões do Banco Mundial e da IFC. No futuro, a única hidrelétrica aceitável é a hidrelétrica sustentável.
Investir em energia hidrelétrica sustentável ao lado de energia eólica e solar será uma vantagem para nossas economias. Ao adotar essa abordagem, podemos criar empregos e estimular a economia verde, ao mesmo tempo em que apoiamos o crescimento de outras novas indústrias verdes, como veículos elétricos e hidrogênio.
As usinas hidrelétricas também fornecem os meios para administrar nossos recursos hídricos de forma responsável, enquanto protegem nossas comunidades contra enchentes e secas .
Como o maior produtor mundial de energia renovável, a energia hidrelétrica emprega mais de 2 milhões de pessoas em todo o mundo. Sua contribuição para a redução de emissões já é enorme, evitando até quatro bilhões de toneladas de emissões adicionais de gases de efeito estufa em comparação com o carvão. E com um potencial significativo para novos locais em todo o mundo, juntamente com o conhecimento para desenvolver recursos hídricos de forma sustentável , a energia hidrelétrica pode desempenhar um papel fundamental na habilitação do zero líquido.
Proteger contra desastres climáticos e garantir a segurança energética não precisa ser caro. Construir sistemas de energia equilibrados e confiáveis será próspero para nossas comunidades a longo prazo. Sim, requer grandes investimentos iniciais, mas isso não é nada comparado ao preço que pagaremos mais tarde se atrasarmos.
Com energia hidrelétrica sustentável, podemos tornar realidade as metas líquidas zero . Podemos criar um sistema de energia renovável e resiliente. Mas precisamos agir agora, ou as palavras dos líderes nas conferências climáticas das Nações Unidas permanecerão apenas isso – palavras. Há muito em jogo para perder mais tempo.
Saiba mais: Hydropower.org/WeCan