Com a energia hidrelétrica, podemos criar um sistema de energia renovável e resiliente
Com a energia hidrelétrica, podemos criar um sistema de energia renovável e resiliente

Com a energia hidrelétrica, podemos criar um sistema de energia renovável e resiliente

A transição para as energias renováveis ​​ganhou nova urgência devido ao aumento da insegurança energética. A solução para ambos está em uma abordagem ‘todas as opções acima’ para o desenvolvimento de energia limpa, escreve Erik Solheim, ex-diplomata das Nações Unidas e ministro norueguês do Meio Ambiente e Desenvolvimento Internacional.

Consultoria em micro, mini e pequenas centrais hidrelétricas?

Entre em contato com a Leopardus. Nós podemos te ajudar.

A mudança climática não é algo que apenas nos espera em algum futuro distópico distante. Está aqui agora, e já estamos vendo suas consequências em todo o mundo – causando devastação para comunidades e meios de subsistência e colocando uma grande pressão em nossas infraestruturas e recursos.

Ao mesmo tempo, os trágicos acontecimentos na Europa estão a demonstrar como está arraigada a nossa dependência das fontes de energia baseadas no carbono. Preencher o buraco deixado pelo carvão e outros combustíveis fósseis – e alcançar a segurança energética – significará abraçar todo o espectro de tecnologias verdes que temos à nossa disposição.

A energia eólica e solar devem desempenhar um papel crucial na mudança para as energias renováveis, mas não fornecem as respostas para todos os nossos problemas. Essas fontes renováveis ​​​​variáveis ​​precisam de um backup confiável e flexível que possa preencher a lacuna quando o vento não sopra e o sol não brilha. Sem isso, a transição energética corre o risco de estagnar justamente no momento em que deveria estar acelerando. 

Como uma tecnologia verde comprovada, a energia hidrelétrica pode fornecer armazenamento flexível para apoiar o crescimento acelerado de energia eólica e solar na enorme escala necessária para cumprir nossas ambições líquidas zero. Ao armazenar energia eólica e solar nas baterias de água das hidrelétricas , para serem liberadas sob demanda, podemos equilibrar nossos sistemas de energia e acabar com nossa dependência de combustíveis fósseis.

A energia hidrelétrica é acessível graças aos seus baixos custos operacionais. Ele pode gerar eletricidade 365 dias por ano e pode ser ampliado a curto prazo para manter as luzes acesas sempre que precisarmos.

Então, é hora de parar de jogar com favoritos e adotar uma abordagem de ‘todas as opções acima’ para a formulação de políticas de energia limpa. Há uma razão pela qual a China aumentou significativamente os investimentos em armazenamento bombeado e energia hidrelétrica para apoiar o crescimento de energia eólica, solar e de hidrogênio. Outros países precisam seguir o exemplo antes que seja tarde demais.

Já temos a tecnologia necessária para atingir o zero líquido. Tudo o que precisamos agora é a vontade de decretar as políticas e investimentos verdes que nos colocarão no caminho.

Ninguém está pedindo que o setor de energias renováveis ​​receba um cheque em branco. Todos os projetos de energia devem ser de baixo impacto e gerenciados de forma responsável em termos de seu desempenho ambiental, social e de governança (ESG). 

Como a maior e mais antiga das renováveis , houve alguns erros no setor hidrelétrico que remontam a décadas. É por isso que a energia hidrelétrica é a primeira e única tecnologia renovável a ter um padrão global para certificar a sustentabilidade de projetos individuais. O Padrão de Sustentabilidade da Energia Hidrelétrica foi desenvolvido por um conselho multissetorial e está alinhado com os padrões do Banco Mundial e da IFC. No futuro, a única hidrelétrica aceitável é a hidrelétrica sustentável.   

Investir em energia hidrelétrica sustentável ao lado de energia eólica e solar será uma vantagem para nossas economias. Ao adotar essa abordagem, podemos criar empregos e estimular a economia verde, ao mesmo tempo em que apoiamos o crescimento de outras novas indústrias verdes, como veículos elétricos e hidrogênio.

As usinas hidrelétricas também fornecem os meios para administrar nossos recursos hídricos de forma responsável, enquanto protegem nossas comunidades contra enchentes e secas . 

Como o maior produtor mundial de energia renovável, a energia hidrelétrica emprega mais de 2 milhões de pessoas em todo o mundo. Sua contribuição para a redução de emissões já é enorme, evitando até quatro bilhões de toneladas de emissões adicionais de gases de efeito estufa em comparação com o carvão. E com um potencial significativo para novos locais em todo o mundo, juntamente com o conhecimento para desenvolver recursos hídricos de forma sustentável , a energia hidrelétrica pode desempenhar um papel fundamental na habilitação do zero líquido.

Proteger contra desastres climáticos e garantir a segurança energética não precisa ser caro. Construir sistemas de energia equilibrados e confiáveis ​​será próspero para nossas comunidades a longo prazo. Sim, requer grandes investimentos iniciais, mas isso não é nada comparado ao preço que pagaremos mais tarde se atrasarmos. 

Com energia hidrelétrica sustentável, podemos tornar realidade as metas líquidas zero . Podemos criar um sistema de energia renovável e resiliente. Mas precisamos agir agora, ou as palavras dos líderes nas conferências climáticas das Nações Unidas permanecerão apenas isso – palavras. Há muito em jogo para perder mais tempo.

Saiba mais: Hydropower.org/WeCan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *