Hidrelétrica no Paraná instala usina fotovoltaica flutuante para consumo próprio
Ilha solar flutuante é composta por 276 módulos fotovoltaicos sobre estrutura metálica, com potência de 100,7 kilowatts-pico
Entrou em operação a primeira usina fotovoltaica flutuante do Sul do país, instalada no reservatório da Hidrelétrica Santa Clara (120 MW), entre os municípios de Candói e Pinhão, no Sudoeste do Paraná (PR).
A ilha solar flutuante ocupa uma área de 1,1 mil m2 e é composta por 276 módulos fotovoltaicos, sobrepostos em uma estrutura metálica flutuante, com potência instalada de 100,7 quilowatts-pico (KWp).
Conectada a um eletrocentro, em solo, que converte a corrente elétrica e entrega a energia a uma rede de média tensão de 34,5 quilovolts (KV), a usina vai atender ao consumo da própria hidrelétrica.
O empreendimento integra um projeto coordenado pelo centro de ciência e tecnologia Lactec, no Programa de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A estrutura pertence à Elejor, que tem a Companhia Paranaense de Energia (Copel) como sócia majoritária.
Além dessa, existem apenas outras duas instalações do tipo no país.
A primeira usina solar flutuante no Brasil foi inaugurada como um projeto piloto na hidrelétrica de Balbina, localizada na cidade de Presidente Figueiredo, no Amazonas (AM). Há projetos parecidos também na hidrelétrica de Sobradinho, nos municípios de Sobradinho e Casa Nova, na Bahia (BA).
Fonte: epbr